PRINCIPAIS TÓPICOS DA PALESTRA

Imagem

PERCEPÇÃO DOS RISCOS

"Sabe por que a maioria não tem noção dos riscos do trânsito? Porque ele faz parte do nosso dia a dia desde que nascemos. No mundo, acidentes de trânsito matam mais que a COVID-19! Todos precisam saber disso..."
Imagem

CONSCIÊNCIA NO TRÂNSITO

"A maioria dos motoristas, ciclistas e pedestres andam pelo trânsito no automático! E, ao deixarem a consciência em segundo plano, aumentam a exposição a riscos muitas vezes fatais. O 'looping' da rotina é um atalho para a tristeza"
Imagem

PODER DAS ESCOLHAS

"Já parou para pensar na quantidade de decisões que tomamos no trânsito? Nenhum outro ambiente nos obriga a tamanha velocidade e frequência de raciocínio. E apenas uma escolha inconsciente pode colocar tudo a perder"
Imagem

AUTORRESPONSABILIDADE

"Nada de colocar a culpa nos outros ou no destino. Tudo que vivenciamos no trânsito (e na vida) são resultados de nossas escolhas. Use seu poder do livre-arbítrio como preferir e esteja preparado para as consequências"
Imagem

AUTOSSABOTAMENTO

"Você já xingou alguém no trânsito de vidro fechado com película escura? Certamente o outro motorista nem ouviu (melhor assim...) e você apenas se estressou à toa! O autossabotamento é um inimigo perverso e perigoso"
Imagem

DESVIOS DE CONDUTA

"95% dos acidentes são causados por falha humana: imperícia, imprudência e negligência. Quanto mais desvios de conduta, mais multas e sustos ao volante: dois fortes indícios de que o motorista está muito próximo de se acidentar. É estatística pura!"
Imagem

INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA

"O que nunca devemos fazer em aquaplanagens? Frear e virar o volante: justo o que nosso instinto de sobrevivência manda fazer... No susto, tomamos decisões emocionais que podem agravar situações que já estão bem ruins"
Imagem

EXCESSO DE VELOCIDADE

"Muitos não têm noção dos efeitos da velocidade no corpo humano. Não fazem ideia de que a 'apenas' 60 km/h, nosso peso é multiplicado por 19: alguém com 70 kg, passa a pesar 1.330 kg! 'Só' 5 km/h a mais fazem toda diferença na hora de frear o carro"
Imagem

FELICIDADE

"Para que você está no trânsito? Para ir do ponto A ao B. Para que você vive? Para ser feliz. Não deixe que nada atrapalhe esse objetivo, principalmente você! A razão não deve vir antes da felicidade. Nem no trânsito; nem na vida"
Imagem

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

"Estar consciente para antever situações de risco e escolher não fazer parte delas é o lema da Direção Preventiva. Ao exercitar a musculatura emocional no trânsito, o motorista dá passos largos para lidar com as emoções em todas as outras áreas da vida"